Close Menu
    What's Hot

    Canetas Emagrecedoras: Novas Regras de Retenção Entram em Vigor a Partir de Segunda-feira

    24 de junho de 2025

    Gripe Aviária: Retomada da Importação de Frango Brasileiro Após Reconhecimento da OMSA

    24 de junho de 2025

    OAB-SP Cria Comissão para Reformar o Judiciário e Limitar Poder do Supremo Tribunal

    24 de junho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Alagoas Informa
    Subscribe
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Política
    • Saúde
    Alagoas Informa
    Home»Política»Defensoria Pública da União solicita investigação sobre rachaduras em Craíbas
    Política

    Defensoria Pública da União solicita investigação sobre rachaduras em Craíbas

    alagoas_informa_adminBy alagoas_informa_admin24 de junho de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Na última semana, a juíza da 8ª Vara Federal de alagoas, Camila Monteiro Pullin, divulgou uma decisão que impacta diretamente a Mineradora Vale Verde (MVV) e sua atuação na região de Craíbas. Essa decisão é acompanhada de perto pela Defensoria Pública da união (DPU) em alagoas, que defende a necessidade urgente de um acordo por parte da mineradora para a realização de estudos técnicos sobre as rachaduras que afetam dezenas de imóveis no município. A ação, que remonta a uma Ação Civil Pública movida em novembro do ano passado, visa a reestruturação das Defesas Civis Municipais de Craíbas e arapiraca, além da contratação de uma universidade para conduzir as pesquisas necessárias à avaliação dos impactos das atividades mineradoras nas propriedades locais.

    As rachaduras em questão surgiram nas imediações da mina Serrote da Laje, que realiza a extração de recursos minerais, como ferro, cobre e ouro, desde 2021. A situação se torna ainda mais complexa, uma vez que não houve consenso sobre as questões ambientais até o momento. Paralelamente, tramita na Justiça Federal outra ação que investiga estudos hidrológicos e a possível contaminação do Rio Traipu, também monitorada pela DPU em alagoas.

    Com relação às instituições que devem realizar os estudos técnicos, a lista inclui renomadas universidades, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UNB). No entanto, a MVV optou por contratar a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que, segundo a mineradora, demonstrou as melhores condições para a execução dos estudos, sempre após a devida análise técnica e a aprovação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto do Meio Ambiente de alagoas (IMA/AL).

    Dentro do escopo do acordo proposto, está prevista a estruturação técnica das Defesas Civis de Craíbas e arapiraca, o que pode contribuir significativamente para a gestão de riscos na região.

    Os danos relatados pelos moradores de Craíbas coincidem com o início das atividades de extração por parte da Mineração Vale Verde. Em março deste ano, a empresa foi adquirida pelo grupo chinês Baiyn Nonferrous, em um negócio avaliado em cerca de R$ 400 milhões de dólares, o que corresponde a aproximadamente R$ 2,3 bilhões de reais. A mina, que opera em sistema de lavra a céu aberto, possui reservas estimadas em 52,7 milhões de toneladas de minério de cobre, ferro e ouro, com um projeto que prevê 14 anos de atividade, podendo se estender para 20 anos conforme as diretrizes da ANM.

    Recentemente, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de alagoas (Cepdec/AL) divulgou um documento alarmante que revela que 114 residências em Craíbas apresentam fissuras e rachaduras. Os moradores participaram de um questionário onde relataram que os danos são atribuídos às explosões geradas pelas atividades de mineração. Além disso, o documento aponta que, antes da instalação da mineradora, 76 residentes já apresentavam doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão. Contudo, após o início das operações da MVV, 95 moradores relataram novas doenças e uma queda significativa na qualidade da água dos poços, além de um aumento na poeira no ar e 312 reclamações sobre ruídos durante a noite.

    A Mineração Vale Verde, em suas notas oficiais, tem se posicionado de forma firme em relação às acusações sobre a correlação entre suas atividades e os tremores de terra na região. A empresa nega qualquer vínculo com os abalos sísmicos e destaca seu compromisso com as melhores práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), garantindo que suas operações seguem rigorosamente os padrões estabelecidos pela legislação brasileira e estão alinhadas com as melhores práticas internacionais de monitoramento ambiental.

    Essa situação destaca a complexidade dos desafios enfrentados por comunidades próximas a atividades de mineração, onde é crucial equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e a saúde pública. As próximas etapas do processo, incluindo a realização dos estudos técnicos e a resposta da Mineradora Vale Verde, serão fundamentais para determinar o futuro da região e o bem-estar de seus moradores.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email
    Previous ArticleBrasil critica bombardeios de Israel e EUA em instalações iranianas
    Next Article “Batalhão Ambiental Aumenta Patrulhamento para Proteger o Ecossistema Aquático de Alagoas”
    alagoas_informa_admin
    • Website

    Related Posts

    OAB-SP Cria Comissão para Reformar o Judiciário e Limitar Poder do Supremo Tribunal

    24 de junho de 2025

    Senado se prepara para votar aumento de deputados antes do prazo estipulado pelo STF

    24 de junho de 2025

    MDB explora estratégias para as eleições de 2026

    24 de junho de 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Your source for the serious news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a news site. Visit our main page for more demos.

    We're social. Connect with us:

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    Top Insights
    Get Informed

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    © 2025 Alagoas informa todos os direitos reservados
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Política
    • Saúde

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.