Novidades sobre o IPTU 2026
A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa aos contribuintes que, a partir deste ano, não haverá o envio dos carnês referentes ao IPTU, ou Imposto Predial e Territorial Urbano. Para 2026, os cidadãos poderão quitar o tributo em parcela única com descontos que variam de 10% até o final de fevereiro, e 5% até o final de março. Outra opção é o pagamento parcelado em até 10 vezes, sem desconto, até o término do ano.
De acordo com a Sefaz, assim como nos últimos anos, os boletos do IPTU deverão ser gerados online, através do site da secretaria (www.online.maceio.al.gov.br) e pelos canais oficiais da Prefeitura. Além disso, o IPTU Digital, que é totalmente acessível pela internet, pode ser solicitado via WhatsApp, através do número (82) 3312-5990. Para obter o boleto, o contribuinte precisará informar alguns dados pessoais e o número de inscrição municipal do imóvel.
Facilidades e Praticidade para o Cidadão
A decisão de suspender o envio físico dos carnês visa oferecer mais praticidade aos contribuintes. Desta forma, os cidadãos evitam filas e os riscos de atrasos na entrega do carnê. Além disso, essa medida contribui significativamente para a redução do impacto ambiental, uma vez que os boletos agora são disponibilizados apenas em formato digital.
Com a implementação do atendimento via WhatsApp, a Prefeitura de Maceió proporciona mais facilidades para a rotina do cidadão. O suporte por mensagem permite que os maceioenses gerem seus boletos, obtenham os descontos de 10% no IPTU, solicitem certidões, guias e esclareçam dúvidas sobre diversos serviços.
Segurança no Atendimento
A Secretaria de Fazenda enfatiza que o contato pelo WhatsApp deve ser iniciado pelo cidadão, e que a comunicação deve ocorrer exclusivamente através da conta verificada da secretaria. É importante ressaltar que a Prefeitura não envia links, mensagens de texto ou boletos com guias de pagamento sem uma solicitação prévia por parte do contribuinte.

