Árbitros da FIFA nas Semifinais do Alagoano
As semifinais do Campeonato Alagoano de 2026 prometem ser emocionantes, especialmente com a presença de árbitros do quadro da FIFA nas partidas decisivas. Três dos quatro clubes semifinalistas manifestaram interesse em contar com profissionais de fora do estado para apitar os jogos, elevando assim o nível da arbitragem. O pedido, que já foi formalizado junto à Federação Alagoana de Futebol (FAF), segue agora para análise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que irá verificar a disponibilidade dos árbitros solicitados.
Os clubes ASA, CSA e CRB foram os que expressaram esse desejo. O Murici, por outro lado, não fez nenhuma solicitação a respeito. Vale ressaltar que o ASA assumirá os custos de arbitragem para as duas partidas que disputará. Em relação ao CSA e CRB, cada um será responsável pelas despesas do jogo em que atuar como mandante. Além da arbitragem externa, a presença do VAR (arbitragem de vídeo) também está garantida para as semifinais, contribuindo para a lisura das decisões em campo.
O regulamento do Campeonato Alagoano, que foi elaborado pela FAF em parceria com os clubes participantes, permite que as equipes solicitem à Diretoria de Arbitragem da FAF a designação de trios de árbitros da CBF. Conforme o artigo 27 das normas, os clubes devem formalizar este pedido até três dias antes do jogo, caso a partida ocorra no fim de semana, ou até dois dias, para jogos no meio da semana. O não cumprimento desses prazos pode resultar em multas significativas, cobrindo as despesas da arbitragem solicitada.
Além do aumento da qualidade da arbitragem, as semifinais também contarão com um controle antidopagem, uma medida solicitada pela diretoria do CRB. Assim como a arbitragem, os testes de doping serão custeados pela equipe que fizer a solicitação, e qualquer jogador poderá ser convocado para passar pelo exame durante a competição.
As datas e locais das semifinais já estão definidos: Murici enfrentará o ASA no sábado, dia 14, às 16h, no Estádio José Gomes da Costa, enquanto o ASA receberá o Murici no domingo, dia 22, às 17h, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O clássico entre CRB e CSA está marcado para quarta-feira, dia 18, às 20h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com o retorno da partida sendo no sábado, dia 21, às 16h, também no Rei Pelé.
Conselho Arbitral da 2ª Divisão do Alagoano
Em paralelo, a FAF conduziu na última terça-feira (10) o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano da 2ª Divisão de 2026. O encontro, realizado na sede da entidade em Maceió, contou com a participação do presidente da FAF, Felipe Feijó, e representantes dos clubes que competirão na divisão. Durante a reunião, foram discutidas a fórmula de disputa, o calendário oficial e diretrizes administrativas e operacionais do certame.
De acordo com o calendário estabelecido, a 2ª Divisão terá início no dia 4 de abril e finalizará em 30 de maio, compreendendo um total de 27 jogos ao longo de 11 datas. Participarão da competição sete clubes: Desportivo Aliança, FF Sport, Jaciobá, Miguelense, São Domingos, Sete de Setembro e Zumbi.
Na fase inicial, as equipes se enfrentarão em um sistema de todos contra todos, em turno único. Os quatro melhores colocados avançarão para as semifinais, que e a final serão realizadas em jogos de ida e volta. A equipe com melhor desempenho decide em casa o jogo de volta, e, caso haja empate no placar agregado, a vaga será definida em cobranças de pênaltis. Assim como na primeira divisão, o VAR também será utilizado nas partidas finais desta competição.

