Colaboração para Disseminação de Informações
Na última segunda-feira (9), representantes do Governo de Alagoas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) se reuniram para formalizar uma parceria com o objetivo de aprimorar a divulgação das informações disponibilizadas pelo IBGE. O encontro foi coordenado pelo secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior, o secretário de Estado dos Direitos Humanos, José Marcelo do Nascimento, a secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana, e o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Vargas.
A reunião foi motivada por uma solicitação do IBGE à Secom para que se amplie a transmissão de dados do instituto à população alagoana. “A reunião foi bastante produtiva. Discutimos maneiras de melhorar a divulgação, conforme o IBGE deseja, e avançamos em acordos de cooperação para a realização de oficinas de aprimoramento e análise de dados. Nossa intenção é promover eventos que divulguem essas informações, além de elaborar pesquisas com o suporte metodológico e orientação do próprio órgão”, destacou Palhares.
Entre as principais deliberações do encontro, foi acordada a criação de um cronograma de divulgação e a realização de oficinas. Essas oficinas terão como público-alvo tanto jornalistas e comunicadores quanto gestores que lidam com dados do IBGE. Também foi proposta a formação de um Grupo de Trabalho (GT), focado no compartilhamento de informações, projetos e futuras pesquisas, ampliando a colaboração entre os órgãos envolvidos.
Capacitação e Interpretação de Dados
Alcides Tenório, superintendente do IBGE em Alagoas, enfatizou que essa parceria facilitará a capacitação de técnicos do Governo do Estado e da AMA para interpretar e usar de maneira mais eficiente os dados disponibilizados pelo IBGE. “A proposta é encurtar caminhos e unir esforços, conforme o secretário Wendel sugeriu, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor à população alagoana. O IBGE fornecerá informações que, quando geridas de forma eficiente pelo Estado, terão um impacto significativo”, ressaltou Tenório.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, também manifestou seu apoio à iniciativa, ressaltando a relevância dos dados na tomada de decisões. “Com dados mais refinados, os gestores municipais e estaduais terão mais poder decisório, o que permitirá que as políticas públicas cheguem de forma mais eficaz ao cidadão. Vamos trabalhar para estreitar essa relação entre os órgãos e a Associação dos Municípios Alagoanos”, afirmou Beltrão.
Ações Focadas no Turismo
Entre as propostas apresentadas por Beltrão, destaca-se a elaboração de um estudo que avalie o impacto socioeconômico da atividade turística no Litoral Sul de Alagoas. O foco será em Coruripe, onde está em construção o resort Vila Galé. “É crucial estabelecermos um marco inicial para medir a movimentação econômica e todas as consequências que surgirão naquela região. Acreditamos que o turismo trará benefícios significativos para a vida dos cidadãos alagoanos, especialmente no Litoral Sul, oferecendo ainda subsídios ao poder público para formular políticas mais adequadas à população”, concluiu o presidente da AMA.

