Renan Filho e a Polêmica em Torno da Candidatura de JHC
O ministro dos Transportes, Renan Filho, do MDB, revelou em recente entrevista que nunca solicitou ao prefeito de Maceió, JHC, que desistisse de sua candidatura nas eleições de 2026 em Alagoas. Com a intenção de concorrer ao governo do estado, Renan Filho defendeu que não há quebra de acordos políticos estabelecidos entre as partes. “Nunca pedi a ele (JHC) que não fosse candidato. O MDB em Alagoas possui cerca de 80 prefeituras, a maioria na Assembleia Legislativa, dois deputados federais, dois senadores e o governo estadual, além do apoio do presidente Lula nas eleições locais. O que acontece do lado oposto, melhor que eles comentem”, declarou o ministro em entrevista ao jornal O Globo, publicada no último domingo, dia 8.
As declarações de Renan Filho surgem em um momento de intensas especulações sobre o futuro político de JHC, que é cogitado como um potencial candidato tanto ao governo do estado quanto ao Senado.
Encontro Reservado entre Renan Calheiros e JHC
No início deste ano, o senador Renan Calheiros e o prefeito JHC se reuniram de maneira reservada na Barra de São Miguel. Informações do jornal O Globo indicam que a conversa durou mais de sete horas, focando na sucessão em Alagoas para as eleições de 2026. Durante o encontro, o senador teria reforçado as orientações já feitas anteriormente ao prefeito por José Dirceu, ex-ministro, no fim do ano passado. A recomendação seria a de que JHC cumprisse o acordo estabelecido com o governo Lula, facilitando a candidatura de Renan Filho, que deseja evitar concorrentes na disputa pelo governo de Alagoas. No entanto, tanto Renan quanto JHC negam publicamente a existência desse acordo.
Renan Calheiros não poupou argumentos durante a reunião com JHC. De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, o senador sugeriu que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado poderia investigar a aplicação de R$ 97 milhões dos pensionistas de Maceió, que foram investidos em Letras Financeiras do Banco Master, que não têm garantia. Essa possibilidade de investigação foi mencionada como uma maneira de pressionar JHC a recuar de sua possível candidatura ao governo do estado.
O Contexto do Acordo Político entre JHC e o Governo Lula
O suposto acordo entre JHC e o governo federal foi estabelecido no ano passado. Na ocasião, o prefeito defendeu a indicação da procuradora de Justiça Marluce Caldas, sua tia, para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça. Em contrapartida, Lula teria solicitado o apoio de JHC nas candidaturas de Renan Filho ao governo de Alagoas, além de Renan Calheiros e Arthur Lira ao Senado em 2026. Esse cenário político em formação traz à tona a complexidade das relações entre os líderes alagoanos e as estratégias que estão sendo delineadas de olho nas próximas eleições.

