Documentos Importantes à Espera
Desde 2022, cerca de 150 mil Carteiras de Identidade (CNIs) foram esquecidas pela população em Alagoas, segundo informações do órgão responsável pela emissão. Essas carteiras, tanto da primeira quanto da segunda via, são fundamentais para que os cidadãos possam, por exemplo, se inscrever em programas sociais e exercer plenamente sua cidadania.
De acordo com Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, a carteira de identidade é um documento de extrema importância. “Com ela, a população tem acesso ao direito à saúde, benefícios sociais, políticas públicas e diversos outros serviços oferecidos pelo governo. O cidadão só poderá usufruir destes direitos se estiver com sua identidade em mãos”, ressaltou Ferreira.
Para retirar as carteiras esquecidas, os cidadãos devem se dirigir a um dos postos do programa ‘Já’, onde os documentos foram emitidos. Em Maceió, os principais locais incluem a Central Já! do Maceió Shopping, o Shopping Pátio e a Casa de Direitos, além de outras unidades em Arapiraca e Marechal Deodoro. É um processo simples que pode evitar muitos transtornos para quem precisa da documentação.
O superintendente ainda enfatiza que a identidade não é apenas um documento; é a porta de entrada para o exercício dos direitos de qualquer cidadão. “Muitas pessoas desconhecem a importância de ter a carteira em mãos, e isso pode prejudicá-las em momentos de necessidade”, concluiu Ferreira.

