Transformação Sustentável em Maragogi
Os Ecopontos e o Projeto Ecoleta, que já estão consolidados em Maceió, se tornaram um modelo a ser seguido pelo município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A implementação dessas iniciativas foi iniciada com a visita de Ângela Silva, coordenadora geral dos Ecopontos em Maceió, que se reuniu com o prefeito Daniel Vasconcelos e outros representantes da administração municipal para discutir detalhes da implantação.
A reunião teve como destaque a apresentação realizada por Ângela, que abordou o funcionamento dos Ecopontos e os benefícios que esses projetos têm trazido para a capital alagoana. Após a explanação, a equipe de Maceió acompanhou a comitiva maragogiense em uma visita aos locais selecionados para receber as novas iniciativas de coleta e descarte de resíduos.
Durante essa visita, Ângela também teve a oportunidade de conhecer o Aterro de Rio Formoso, em Pernambuco, que é responsável pela recepção dos resíduos gerados em Maragogi. A troca de conhecimentos sobre a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió foi outro ponto importante da visita, promovendo um compartilhamento de experiências e práticas bem-sucedidas entre as duas cidades.
“É sempre bom disseminar o que está dando certo. Estes projetos em Maceió se tornaram referência para várias cidades do Brasil e Maragogi está avançando, com o apoio da Alurb, na instalação de Ecopontos, Pontos de Descarte Rápido (PDR) e com os triciclos elétricos do Ecoleta. Ficamos felizes pelo convite e pela troca de experiências”, destacou Ângela Silva, ressaltando a importância da colaboração entre os municípios para o sucesso dos projetos.
Além de Maragogi, outras cidades já se beneficiaram com as experiências de Maceió. Em 2025, comitivas de diversas localidades, como Governador Valadares (MG), Ouro Branco (MG), Belo Horizonte (MG), Caruaru (PE), Recife (PE), Rio Verde (GO) e Palmeiras dos Índios (AL), visitaram os programas da Prefeitura de Maceió, em busca de adotar iniciativas semelhantes em suas regiões.

