Uma Nova Era para a Cultura no Espírito Santo
Os trabalhadores da cultura no Espírito Santo agora contam com um suporte sem precedentes, que garante estabilidade e previsibilidade nos recursos disponíveis. O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou os Editais Plurianuais da Política Nacional Aldir Blanc, assegurando funding por dois anos consecutivos para projetos culturais. Essa iniciativa possibilita que espaços e eventos se planejem de maneira mais sólida.
No total, estão disponíveis quatro editais do Programa de Apoio a Ações Continuadas, que alocam impressionantes R$ 11 milhões, distribuídos em 45 prêmios. O foco principal é eliminar a incerteza que caracteriza ações pontuais, fortalecendo, assim, os ecossistemas culturais que geram empregos e renda de forma contínua.
A coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Espírito Santo, Nieve Matos da Silva, ressalta que a colaboração entre o MinC e o governo estadual tem criado ações mais alinhadas às realidades locais e às demandas dos profissionais da cultura.
“Os Editais Plurianuais, inseridos no Programa de Apoio a Ações Continuadas da Política Nacional Aldir Blanc, reafirmam a ideia de que a cultura precisa de continuidade, planejamento e presença constante. Eles valorizam o trabalho diário de artistas, coletivos e espaços culturais, estabelecendo condições mais estáveis para a manutenção e expansão de iniciativas em andamento, que agora têm acesso a recursos para sua continuidade”, explica Nieve.

