**capacitação Estratégica para Profissionais de comunicação no Uso do tiktok em alagoas**
Na última terça-feira, 17 de junho de 2025, profissionais da área de comunicação participaram de um treinamento inovador focado na utilização estratégica do tiktok. Essa capacitação fez parte da 10ª edição do Ciclo Tendências & Soluções, um evento promovido pela Secretaria de Estado da comunicação de alagoas (Secom), que visa aprimorar as habilidades de comunicação no contexto digital.
O evento foi estruturado em duas partes, começando pela manhã com a apresentação de especialistas em redes sociais do Governo de alagoas. Mariah Morais, Lucas Reis e Rafaela Vieira compartilharam suas experiências sobre como maximizar o uso do tiktok. Lucas Reis destacou que o tiktok, ao contrário de outras plataformas, não se caracteriza como uma rede social tradicional, pois os usuários não buscam interações sociais, mas sim conteúdos que sejam divertidos e informativos.
“Estamos observando uma transição, onde o tiktok se torna a principal plataforma de conteúdo, superando o Instagram. Contudo, é crucial entender que a maioria dos usuários não está apenas consumindo, mas também criando conteúdo. Portanto, é vital que as instituições públicas se tornem criadoras ativas de conteúdo no tiktok, o que justifica a relevância deste evento promovido pela Secom”, enfatizou Reis.
Na parte da tarde, o evento contou com a presença de dois gestores do tiktok no Brasil: Leandro Albuquerque, gerente de Contas Governamentais, e Woolley Allan Ribeiro, gerente de Políticas Públicas para a América Latina. Juntos, eles apresentaram dados atualizados e estratégias de engajamento voltadas para o setor público, além de compartilhar cases de sucesso que ilustram como as instituições podem se destacar na plataforma.
Os participantes tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do algoritmo do tiktok e explorar as diversas ferramentas disponíveis na plataforma. Além disso, aprenderam sobre estratégias eficazes para aumentar o engajamento nas contas institucionais, produção de conteúdo autêntico que realmente ressoe com o público, e o uso criativo de tendências, efeitos e hashtags.
Durante a abertura do evento, o secretário de Estado da comunicação, Wendel Palhares, expressou sua confiança de que os profissionais presentes na 10ª edição do Tendências & Soluções sairiam com uma compreensão mais profunda sobre o tiktok, permitindo-lhes oferecer serviços de qualidade superior. “alagoas já é uma referência em comunicação em várias áreas. Estamos comprometidos em tornar nosso estado um modelo de excelência em estratégias de comunicação, para que, ao se pensar em comunicação, as pessoas reconheçam a qualidade dos profissionais de alagoas”, destacou Palhares.
O secretário também anunciou que a próxima edição do Tendências & Soluções abordará o tema da inteligência artificial (IA), além de planejar um retorno ao tema de gestão de crise. “Recentemente, realizamos um evento focado em desinformação, e alagoas se destaca no combate às fake news”, lembrou ele, enfatizando a importância de estar sempre atualizado nas práticas de comunicação.
O Sindicato dos Jornalistas de alagoas (Sindjornal) e a Escola de Governo de alagoas foram parceiros novamente neste evento. Alexandre Lino, presidente do Sindjornal, ressaltou a importância desta colaboração para promover capacitações de qualidade, não apenas para jornalistas, mas também para outros profissionais da comunicação, incluindo assessores de governo, publicitários, radialistas, e produtores culturais. “Nosso objetivo é qualificar o ecossistema da comunicação. É fundamental para os profissionais de relações públicas, publicitários, radialistas, e todos que atuam no meio digital, já que todos nós fazemos parte desse ecossistema”, defendeu Lino.
Ele ainda acrescentou que é essencial continuar inovando e mantendo altos padrões de qualidade. “Se não acompanharmos as constantes mudanças e reviravoltas que o mundo da comunicação enfrenta, certamente ficaremos para trás”, concluiu Lino.
Essa capacitação representa um passo importante para o fortalecimento da comunicação pública em alagoas, preparando os profissionais para os desafios e oportunidades que as novas mídias sociais, como o tiktok, apresentam.