Close Menu
    What's Hot

    Canetas Emagrecedoras: Novas Regras de Retenção Entram em Vigor a Partir de Segunda-feira

    24 de junho de 2025

    Gripe Aviária: Retomada da Importação de Frango Brasileiro Após Reconhecimento da OMSA

    24 de junho de 2025

    OAB-SP Cria Comissão para Reformar o Judiciário e Limitar Poder do Supremo Tribunal

    24 de junho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Alagoas Informa
    Subscribe
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Política
    • Saúde
    Alagoas Informa
    Home»Economia»Alagoas Mantém Nota de Classificação de Risco e Apresenta Estabilidade Financeira, Revela Agência Especializada
    Economia

    Alagoas Mantém Nota de Classificação de Risco e Apresenta Estabilidade Financeira, Revela Agência Especializada

    alagoas_informa_adminBy alagoas_informa_admin16 de junho de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Seis incentivos oferecidos às empresas do setor turístico em alagoas que podem passar despercebidos. Imagem: Thiago Sampaio/Agência alagoas

    Nesta semana, a S&P Global anunciou a alteração da classificação de risco do estado de alagoas, mudando-a de negativa para estável. Com isso, o estado mantém seu rating de BB- na avaliação internacional e BrAA+ na escala nacional. Essa mudança é resultado das melhorias na gestão fiscal realizadas pelo governo para o ano de 2024.

    De acordo com a análise da agência, a perspectiva estável sugere que, nos próximos 12 a 18 meses, a nota de crédito pode ser elevada, especialmente se alagoas fortalecer sua liquidez através de orçamentos mais robustos. A S&P utiliza uma escala alfabética para classificar o risco de crédito, que varia de AAA (menor risco) a D (indicam inadimplência).

    Os especialistas da S&P explicam que a expectativa de um desempenho fiscal em ascensão para alagoas em 2024, combinada com uma estabilização da dívida e uma melhoria na liquidez, contribui para essa nova avaliação. Além disso, a agência menciona que são esperadas operações de gerenciamento de passivos que ajudarão a diminuir os encargos financeiros da dívida estadual. Segundo a S&P, “observamos avanços significativos na gestão orçamentária do estado no último ano, assim como ações que devem reforçar a consolidação fiscal e, consequentemente, aumentar a liquidez ao longo do tempo”.

    A nota continua, destacando que os ratings atribuídos a alagoas são apoiados por uma administração financeira que demonstra um compromisso com a melhoria do desempenho fiscal e a contenção dos encargos de juros da dívida com o governo federal. A previsão é que o estado mantenha um esforço constante para aprimorar seus resultados financeiros nos anos seguintes.

    Em 2024, alagoas já apresenta um déficit de 3% sobre a receita total, uma melhora considerável em comparação ao déficit de 10,3% registrado em 2023, impulsionado por maiores investimentos (capex) e ajustes nos sistemas de aposentadorias do estado.

    O termo capex refere-se aos investimentos em ativos duráveis que geram benefícios ao longo do tempo, como a aquisição de máquinas, equipamentos e imóveis. Outro ponto igualmente relevante para a S&P é a implementação de uma nova regra fiscal pelo governo de alagoas, que busca garantir a continuidade da consolidação fiscal no estado. A regra estabelece que o aumento das despesas primárias esteja atrelado à inflação do ano anterior e a uma fração do crescimento da receita primária. Mesmo que a regra não seja aplicada de forma integral, ela representa um passo significativo em direção ao controle orçamentário mais disciplinado.

    A expectativa da S&P é que, até 2025-2027, alagoas consiga gerar superávits, após os investimentos de capital, que representem cerca de 0,3% da receita total, visto que anteriormente o estado enfrentava um déficit médio de 6,7% no mesmo período.

    Para Renata dos Santos, secretária da Fazenda, a atualização na nota de alagoas, assim como as iniciativas implementadas no âmbito da gestão fiscal e do endividamento, são conquistas relevantes para a consolidação das finanças públicas. “A confirmação dos ratings pela S&P, associada à mudança da perspectiva de negativa para estável, demonstra a confiança do mercado na habilidade do estado de sustentar um ambiente fiscal mais sólido e previsível”, ressalta.

    Ela também comenta que a execução dessas medidas fiscais evidencia um esforço conjunto para não apenas controlar os gastos, mas também aumentar a poupança corrente e melhorar a liquidez, ao passo que reduz os custos da dívida pública. “Essas iniciativas não são apenas benéficas para a capacidade de investimento do estado, mas também consolidam sua credibilidade diante de instituições internacionais e investidores”, enfatiza a secretária.

    Renata dos Santos conclui que, quando vistas em conjunto, essas ações têm o potencial de gerar efeitos duradouros, como a melhoria do fluxo de caixa, a estabilização da dívida pública, além de um aprimoramento na governança fiscal. “Isso resulta em um ambiente propício ao planejamento a longo prazo, sustentação do gasto público e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social de alagoas“, finaliza.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email
    Previous ArticleAlagoas se Destaca com o 3º Melhor Desempenho Comercial do Brasil, Revela IBGE
    Next Article “Curta-metragem alagoano ‘Cartas a Tia Marcelina’ conquista o prêmio da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema em São Paulo”
    alagoas_informa_admin
    • Website

    Related Posts

    Gripe Aviária: Retomada da Importação de Frango Brasileiro Após Reconhecimento da OMSA

    24 de junho de 2025

    Comissão Aprova Medida Provisória para Regular Empréstimos Consignados a Trabalhadores do Setor Privado

    24 de junho de 2025

    Beneficiários com NIS terminando em 6 recebem Bolsa Família nesta terça-feira

    24 de junho de 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Your source for the serious news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a news site. Visit our main page for more demos.

    We're social. Connect with us:

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    Top Insights
    Get Informed

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    © 2025 Alagoas informa todos os direitos reservados
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Política
    • Saúde

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.